Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu) em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) tem como principal objetivo incentivar o aprendizado de línguas, além de propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País.
A Assessoria de Relações Internacionais é responsável por desenvolver um conjunto de ações que possibilitem à UFPR atender, promover, articular e facilitar a interação da Universidade com intercâmbios e programas internacionais, atuando como um órgão-meio perante a comunidade internacional. Estão abertas as inscrições para a mobilidade acadêmica 2016/2.
O Celin oferece cursos de várias línguas culturas diversas para a comunidade interna e externa da UFPR, com reserva de vagas gratuitas para a capacitação de funcionários e alunos da UFPR e para a comunidade carente. Entre os cursos oferecidos, há também cursos de literatura, cinema e cursos cuja demanda provenha da comunidade em geral.
Partindo da ideia de integração entre pessoas de diferentes culturas, o objetivo do TANDEM é juntar dois estudantes que queiram aprimorar seus conhecimentos em duas línguas estrangeiras distintas. Por exemplo: é necessário encontrar um falante nativo de alemão e um de português que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos nestas línguas e combinar um encontro para troca de ideias e experiências. Um poderá ajudar o outro em relação a sua própria cultura e língua materna.
O projeto Estudar Fora oferece of ranking das melhores faculdades e curiosidades sobre elas, detalhes sobre a preparação para se candidatar, informações sobre bolsas de estudos e ferramentas de apoio. Também há depoimentos de estudantes que já estão em universidades no exterior, suas novas rotinas e como realizaram o seu sonho.